Secularização fechará 65% das igrejas da Holanda em dez anos

                                                                                                             Igreja virou local de prática de skate



A secularização vai continuar se expandindo nos países europeus, com efeito devastador principalmente na Holanda. Nos próximos dez anos, cerca de 65% das igrejas do país vão ser desativadas por falta de fiéis. A Igreja Católica terá de fechar as portas de mil templos e a protestante, 700. A estimativa é do The Wall Street Journal, publicação americana.

As pessoas vão ter de conviver em sua vizinhança com grandes construções vazias, afirmou Lilian Grootswagers, da ong “Futuro do Patrimônio Religioso”. 

Ela disse que o abandono das igrejas terá grande impacto nas pequenas cidades, onde esses locais são pontos de agregação das pessoas. Argumentou que a questão preocupa até mesmo as pessoas mais seculares.

Sem condições de arcar com os custos de manutenção de templos vazios, a Igreja Católica está tentando vender alguns deles.

Naftali Vendavid, jornalista do Wall Street Journal, escreveu que as comunidades holandesas estão tentando reinventar suas velhas igrejas e que algumas soluções encontradas são “menos dignas que outras”.

Em antigas igrejas holandesas funcionam estabelecimentos como supermercado, floricultura, lojas de roupas, academia de ginástica, casa de skates e livraria.

Outros países já estão adotando essa reinvenção. Países como a Grã-Bretanha, onde a Igreja Anglicana fecha 20 templos por ano. A Alemanha, que terá menos 500 templos católicos nos próximos anos. E a Dinamarca, que tem 200 igrejas fechadas ou subutilizadas.

Na Inglaterra, na cidade de Bristol, uma escola de circo se instalou em uma antiga igreja porque os tetos elevados são perfeitos para o treinamento de trapezistas.

Na Escócia, em Edimburgo, uma igreja luterana agora é um bar temático sobre Frankenstein. À meia-noite, um boneco do personagem desce do teto para ficar com os clientes.

Na Inglaterra e Escócia, as imobiliárias estão oferecendo as pequenas igrejas como moradia.

Na Europa, a secularização está minando mais o cristianismo do que outras religiões. O judaísmo ortodoxo se mantém relativamente estável e o islamismo está crescendo por conta da imigração de muçulmanos da África e do Oriente Médio.

De acordo com o Pew Research Center, um instituto de pesquisa americano, o número de muçulmanos na Europa cresceu em 1990 de 4,1% em relação ao total da população para 6% em 2010. Em 2030, representará 8%.

Vendavid citou estudiosos para afirmar que em alguns anos a secularização também vai esvaziar muitos templos dos Estados Unidos.

Com informação do The Wall Street Journal e outras fontes.

            Em Maastricht (Holanda), uma antiga igreja dominicana agora é a Livraria Selexyz

Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário