Viagens psicodélicas: oito destinos reais que parecem de mentira

Castelo de Algodão, na Turquia


Não, a aeromoça não trocou seu chá de camomila por um de cogumelo. O mundo está cheio de paisagens realmente surreais, que fariam qualquer um esfregar os olhos e beliscar o próprio braço. Um exemplo alucinógeno é o Castelo de Algodão (ou Pamukkale), na Turquia, com suas banheironas brancas de água azul-turquesa, carregada de bicarbonato e cálcio.

                         Lago Retba, no Senegal


A aparência de bala de tutti-frutti pode decepcionar muita gente. O Lago Retba é tão salgado, que os os senegaleses extraem sal de suas águas. E a cor não é fruto de corante artificial, não! Ela vem dos microorganismos halófilos, os únicos que sobrevivem nessas circunstâncias.

                      Antelope Canyon, no Arizona


O Antelope Canyon, no Arizona, é mais seco do que do que o sertão nordestino, mas tem suas paredes esculpidas delicamente pelo movimento das águas que corriam ali, há milhões de anos. Para completar o espetáculo, à medida que os dias e as estações do ano vão passando, os paredões ganham cores que variam do laranja ao violeta.

                           Mendenhall, no Alasca


Se você tem fobia de água, não entre nessas gigantescas cavernas congeladas. A região de Mendenhall, no estado americano do Alasca, tem um conjunto glaciar inacreditável: são 19 quilômetros, admirando a paisagem e sentindo o mar durinho feito pedra sobre sua cabeça.

                         Yellowstone, em Wyoming


Seu nome não poderia ser mais apropriado: Morning Glory Pool. Localizada no Parque Nacional de Yellowstone, em Wyoming, a piscina tem tons azuis no centro; verdes, no meio; e acobreados, no exterior. Segundo a administração, as cores, causadas por uma bactéria, estão sendo alteradas por visitantes que jogam moedas, pedras e até lixo em seu interior.

                               Gansu, na China


A impressão que se tem é de que, na calada da noite, funcionários do Parque Nacional Geológico de Danxia Landform, na província de Gansu, na China, pintam listras coloridas nas montanhas. O efeito é produzido por sedimentos de arenito, que se acumulam nos paredões há mais de 24 milhões de anos.

                       Chapada Diamantina, Bahia


A pequena entrada espremida entre as pedras pode fazer com que o visitante desconfie se as horas percorridas de carro valeram a pena. Mas, ao andar alguns metros, a dúvida desaparece da cabeça como se nunca tivesse existido. O Poço Azul, na Chapada Diamantina, é um lugar do outro mundo. A caverna subterrânea tem quilômetros de comprimento.

                       Wai-o-Tapu, Nova Zelândia


A água é verdinha e a paisagem, convidativa; mas nem pense em botar o pezinho para testar: a temperatura da Champagne Pool (ou piscina de champanhe), em Wai-o-Tapu, Nova Zelândia, supera os 70 graus. As bolhinhas que lembram os espumantes são causadas pelo CO2 que emerge das profundezas do lago.

Fonte: Climatologia geográfica 
Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário