DIÁLOGOS SINCEROS



A Rede Coletivos e a Guerrilha do Ato Dramático Caririense participaram, ontem, 2 de fevereiro de 2015, em Crato, do 1º Ato dos #DiálogosCulturais da Secult/CE, sob a liderança do secretário Guilherme Sampaio, com valiosas intervenções de artistas e produtores, e a entrega, pelo dramaturgo Cacá Araújo, de dois documentos que representam demandas importantes e fundamentais ao desenvolvimento da cultura no Cariri.

Texto de apresentação:

“Senhor Secretário,

O Cariri é uma região de extrema profundidade cultural, que reúne elementos formadores da identidade nacional e registra honrosa história e raízes que remontam às lutas libertárias pela independência e à ancestralidade do homem brasileiro.

Hoje, com a realização do 1º Ato dos Diálogos Culturais da SECULT/CE, cremos inaugurarmos um novo tempo, em que a cultura, em todos os seus aspectos e dimensões, seja realmente alçada ao status de eixo estratégico nos planos de desenvolvimento tocados pelo Governo do Estado. É um grande exemplo a ser seguido pelas administrações municipais caririenses, posto algumas serem arredias à democracia e participação popular.

Encaminhamos, neste momento, para vossa apreciação, dois documentos de natureza reivindicatória que representam a voz da tradição e da contemporaneidade, a fala dos terreiros e da periferia, o clamor dos que pelejam cotidianamente nas artes e na cultura:

- Carta do Movimento Cultural Caririense ao Governador Camilo Santana, entregue durante seminário de planejamento do Governo Camilo Santana, em dezembro próximo passado, com a participação de Vossa Excelência.
- Manifesto em Defesa da Cena Caririense, lançado em novembro de 2011, na 3ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense, e relançado em março de 2013, por ocasião das manifestações do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, em Crato.

Entendemos, portanto, ser de responsabilidade coletiva a construção de um novo rumo para a gestão cultural do nosso estado, cuja maior tarefa será instituir a descentralização administrativa, promover justa e correta distribuição orçamentária, assim como reconhecer o protagonismo do Cariri e demais regiões cearenses.”

Ver os documentos:
Carta do Movimento Cultural Caririense ao Governador Camilo Santana
https://www.facebook.com/redecoletivos/photos/a.479796808832856.1073741828.478801185599085/611863835626152/?type=1&theater




Fonte: Rede Coletivos 
Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário