Restauração desastrosa danifica mosaicos históricos na Turquia

Governo turco abriu investigação para identificar os responsáveis


Após o caso da espanhola Cecília Gimenez, conhecida mundialmente depois da restauração desastrosa de uma pintura do século XIX, outro caso de conserto mal sucedido virou notícia ao redor do mundo. O governo da Turquia abriu uma investigação para apurar os danos causados a uma série de mosaicos romanos ao longo de um processo de recuperação. Pelo menos oito peças foram danificadas.

Além do serviço falho de restauração, a suspeita é de que os mosaicos tenham sido ainda mais danificados durante o translado do museu de Hatay para o museu de Antakya, no sul do país. Imagens divulgadas por um jornal local mostram o antes e depois das obras, que foram alteradas na forma, na cor e ficaram até mesmo sem alguns azulejos.

Houve mudança na forma e também nas cores das obras

“Valiosas peças do período Romano foram arruinadas. Eles (mosaicos) se tornaram caricaturas de seus antigos ‘eu’. Alguns estão especial mau estado e perderam a originalidade e o valor”, afirmou um artesão de mosaicos a um jornal local.

De acordo com ele, entre as peças danificadas estão obras reconhecidas internacionalmente como “O sacrifício de Isaac” e “Narciso”.

No decorrer da investigação, o governo turco pretende identificar as pessoas que danificaram as obras de arte durante a restauração e também se houve negligência durante o transporte para o museu de Antakya.



Visto no Globo 
Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário