Marcha do Orgulho Gay é atacada na Ucrânia

Cinco policiais ficaram feridos durante conflito com grupos de extrema direita, que não querem o avanço dos direitos dos LGBTs

Policiais entram em conflito com opositores do movimento LGBT durante Marcha do Orgulho Gay em Kiev, na Ucrânia - Vladimir Donsov / AP



KIEV - Dezenas de homens encapuzados atacaram a Marcha do Orgulho Gay em Kiev, na Ucrânia, neste sábado, atirando foguetes, bombas de fumaça e de gás lacrimogênio. Cinco policiais ficaram feridos no confronto, segundo a agência russa Interfax.

Na sexta-feira, os organizadores da “KyivPride2015” disseram que a marcha, ao longo do rio Dnipro, seria realizada, apesar de alertas dados pelo prefeito Vitaly Klitschko. O governante aconselhou que o evento fosse cancelado por causa das ameaças de violência feitas por grupos de extrema direita.

Apesar da presença de centenas de policiais da tropa de choque, a marcha que contava com cerca de 300 apoiadores das causas dos LGBTs, que carregavam bandeiras com as cores do arco-íris e cartazes, foi atacada. De 25 a 30 agressores foram presos, como informou o parlamentar Serhiy Leshchenko no Twitter. Leshchenko disse que a polícia impediu qualquer confronto direto entre participantes da marcha e os agressores. Outros depoimentos de pessoas presentes no local relataram que quatro civis ficaram feridos.


Ativistas pelos direitos dos homossexuais exibem bandeira que é símbolo do movimento na primeira Marcha do Orgulho Gay de Kiev - VOLODYMYR SHUVAYEV / AFP


O batalhão de choque formou um cordão para manter os manifestantes e opositores distantes uns dos outros. Os adversários jogaram bombas de fumaça, e alguns tentaram romper o cordão de isolamento. Alguns manifestantes foram atacados depois que a marcha dispersou.

Autoridades ucranianas têm aumentado o seu apoio aos direitos dos homossexuais, já que um novo governo, pró-europeu, chegou ao poder depois de protestos no ano passado. Atitudes homofóbicas, no entanto, ainda são muito comuns.


Policiais detêm homem que atacou passeata do orgulho gay em Kiev ao lado de grupos de extrema direita que apoiam governo russo - Vladimir Donsov / AP


visto no Globo 


Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário